REICH E A RELAÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E POLÍTICA

Autores/as

  • Mario Pablo Fuks

Palabras clave:

Wilhelm Reich, Psicologia de massas, Fascismo

Resumen

Reich, o movimento Psicanalítica e a “Psicóloga de Massas do fascismo”

Em novembro de 2016 o Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo convocou a seus membros a um encontro interno sobre “Psicanálise e Política”. Se acabava de produzir o impeachment de Dilma Rousseff e vários indícios permitiam prever desenvolvimentos fascistas no Brasil. Um dos temas sugeridos foi “A luta contra o a fascismo durante a Segunda Guerra Mundial”. Este trabalho apontou desde o início a mostrar com W. Reich defendeu a psicanálise como instrumento de compreensão e transformação dos conflitos políticos assim como seu impacto na história institucional do movimento psicanalítico.

Reich e a relação entre Psicanálise e Política

Proponho-me trabalhar esta relação a partir da prática psicanalítica y política de W. Reich e de sua obra “A Psicologia de Massas do Fascismo”, apontando as ligações possíveis de serem estabelecidas com alguns dos aspectos mais inquietantes da realidade conjuntural brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mario Pablo Fuks

Instituto Sedes Sapientiae. Psicanalista; médico psiquiatra argentino. Ex docente de lá UBA.
Membro dele Departamento de Psicanálises dele Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo;
Professor dele Curso de Psicanálises, Coordenador dele Curso de Psicopatologia Psicanalítica y Clínica Contemporânea, Supervisor dele Projeto de Pesquisa e Clínica Psicanalítica das Problemáticas Alimentares, todos em ele Instituto Sedes Sapientiae. Autor com Silvia Alonso: Histeria.
Com lá mesma autora “A construção da masculinidade e a histeria nos homens na contemporaneidade”, em Histeria e gênero/P. E. Coorganizador e coautor com M. Ramos e cols.:
Atendimento psicanalítico da anorexia e bulimia.

Publicado

2024-07-18

Cómo citar

Fuks, M. P. (2024). REICH E A RELAÇÃO ENTRE PSICANÁLISE E POLÍTICA. Intercambio Psicoanalítico, 8(1), 132–145. Recuperado a partir de https://intercambiopsicoanalitico.org/ojs/index.php/IPSI/article/view/204

Número

Sección

Artículos Científicos